Cuidados durante a gestação

Dra. Patrícia Farah

Sempre fica a dúvida: O que pode ou não fazer para cuidar da pele durante a gravidez? A prevenção com alguns cuidados durante a gestação é o melhor caminho para se evitar ou ao menos eduzir algumas alterações que podem acontecer na pele da mamãe. 

As estrias, por exemplo, ocorrem devido a distensão da pele. Podem ser relacionadas com o aumento excessivo de peso ou hereditariedade. A hidratação diária da pele durante a gestação é uma maneira de diminuir sua incidência. Existem tratamentos após o parto e amamentação que podem minimizar as marquinhas.

Durante a gestação podem ocorrer também hiperpigmentações na axila, virilha, aréola e até na linha alba – linha nigra, que se localiza no abdômen. Podem surgir devido a alterações hormonais, hereditariedade e exposição excessiva ao sol. Geralmente essas hiperpigmentações tendem a desaparecer após um ano do parto.

O melasma é uma alteração da pigmentação da pele na face que pode ocorrer na gravidez, ou por uso de anticoncepcionais. O uso de protetores solares e chapéus podem amenizar ou impedir seu aparecimento. Mas evitar a exposição ao sol também é necessário! As manchas costumam aparecer após o terceiro mês de gravidez, podendo sumir totalmente ou parcialmente após o parto. Tratamentos com despigmentantes, peeling e laser ou luz pulsada podem ser iniciados após o parto e amamentação.

No caso de tratamento para acne durante a gestação, pucos são os ativos que podem ser usados. Em geral, são indicados sabonetes para higiene facial e cremes específicos – sempre cuidando para não aumentar a oleosidade da pele. Sem contra indicações, o peeling de cristal pode ser realizado semanalmente para manter a pele lisa, uniforme e amenizar o aparecimento das “espinhas”.

Tratamentos durante a gestação

Tratamentos não invasivos como radiofrequência, indicada para tratamento de flacidez, celulite e redefinição de contorno corporal e facial também podem ser realizados após o parto. Sendo esse, um procedimento indolor, rápido e acessível.

A escleroterapia é um procedimento seguro e eficaz para tratamento de pequenos vasos, as telangiectasias, com a aplicação de substancias esclerosantes, sendo indicadas após o parto.

 

WhatsApp