Veja essas dicas para aproveitar ao máximo sua visita ao dermatologista!

Independente do motivo – seja por um sintoma suspeito, exames de rotina ou procedimentos estéticos, existem algumas medidas que vão ajudar o médico dermatologista a realizar o diagnóstico sobre sua saúde ou condições para tratamentos específicos. Por isso, indicamos alguns preparos bem simples antes de vir ao consultório:

Nada de maquiagem!

Qualquer tipo de corretivo/base, batons, ou seja o que for que você use pode mascarar sinais na sua pele, bem como as características dela. O ideal é que durante a consulta dermatológica o médico possa te avaliar naturalmente.

Anote os produtos que usa

Cremes, maquiagens, anticoncepcionais, remédios (dermatológicos ou não), vitaminas. Você pode inclusive fazer uma foto dos produtos para levar na consulta dermatológica. Informe também a ordem e frequência de uso desses produtos.

Assim, seu médico poderá te orientar uma rotina que não prejudique ou seja ineficaz diante de qualquer outro tratamento que você já faça.

Rotina menstrual, alimentar e histórico familiar

Alguns dias antes da consulta fique mais atenta – também vale anotar – sobre sua alimentação e menstruação. Estes são dois fatores que influenciam na saúde da pele, e podem responder a muitas dúvidas. Principalmente em casos de alergias e acne.

Com relação ao histórico familiar, tenha informações sobre a ocorrência de doenças na sua família – como câncer de pele ou melanoma.

Lista de dúvidas

Anote todas as suas dúvidas – da rotina de beleza a cuidados gerais com pele, cabelo e unhas. Aproveite a consulta dermatológica e não saia com perguntas sem respostas. É claro, tudo exclusivamente sobre sua saúde, pois o que se aplica à sua pele pode não servir para sua amiga ou familiar.


Lembre-se: Seja sincera! Não tenha medo ou vergonha de falar sobre seus hábitos e consumos. O médico dermatologista não deve te julgar e sim ajudar! #Confie 💜