O que é e como age a Toxina Botulínica tipo A

Dra. Patrícia Farah

No topo da lista de tratamentos estéticos mais realizados no mundo, a Toxina Botulínica tipo A é escolhida por mulheres e homens que buscam atenuar as temidas rugas e linhas de expressão.

Entre suas vantagens, podemos destacar que é um procedimento rápido, e em geral, os pacientes têm boa resposta ao tratamento. Como efeito colateral pode existir dor de leve a moderada no momento da aplicação, diferindo entre os pacientes. Podem acontecer equimoses pela vascularização no local de aplicação com rápida resolução.

Quando aplicado de forma adequada os resultados são muito satisfatórios, permitindo um aspecto de naturalidade e harmonização na face do paciente.

O que é a Toxina Botulínica tipo A?

Toxina botulínica, é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium Botulinum.

É importante entender que Toxina Botulínica tipo A é o composto utilizado para o tratamento. Já o nome “Botox” diz respeito a marca que fabrica e comercializa o composto. Existem algumas marcas de Toxina Botulínica tipo A vendidas no Brasil, mas é sempre importante questionar o dermatologista sobre a regulamentação do medicamento pela ANVISA, para que se faça o uso com segurança.

Como a Toxina Botulínica tipo A age no organismo?

Quando aplicada por injeção em quantidades muito pequenas, em um músculo facial específico, a toxina botulínica bloqueia apenas o impulso que orienta este músculo, causando o relaxamento local. Deste modo, a toxina botulínica atua como um bloqueio da musculatura subjacente das linhas indesejadas.

  • A terapia atual é bem tolerada, rápida e a recuperação é mínima.

  • Alguns efeitos colaterais permanecem por cerca de três a sete dias após o procedimento.

  • O efeito inicia em 48-72h após aplicação, tendo efeito máximo em torno de 15 dias.

  • A toxina perdura por cerca de quatro a seis meses com redução gradativa de seu efeito até que a ação muscular retorne.

  • O efeito é ainda maior quando realizado regularmente. Com aplicações em intervalos regulares, as aplicações passam a durar mais tempo.

Em que casos a Toxina Botulínica tipo A é indicada?

Todo procedimento estético só deve ser realizado após avaliação médica. O profissional dermatologista poderá analisar a pele e as necessidades do paciente, bem como cuidados especiais, para então indicar o melhor tratamento a ser realizado. A aplicação de toxina botulínica pode ser indicada para:

· Suavizar as linhas da testa, o vinco entre as sobrancelhas e os pés-de-galinha.

· Levantar os cantos da boca.

· Arquear as sobrancelhas.

· Melhorar as rugas no colo e no pescoço.

· Arrebitar levemente a ponta do nariz.

· Disfarçar a gengiva aparente ao sorrir.

· Combater o excesso de suor nas axilas, mãos e pés.

Para saber mais sobre a Toxina Botulínica tipo A, entre em contato. Clique aqui. 

WhatsApp