Conheça alguns tratamentos capazes de atenuar as olheiras, valorizando o olhar e dando um aspecto mais saudável e jovial.
Se os olhos são a janela da alma, a face é a “esquadria” que pode valorizar ou ofuscar a sua aparência. Como, então, ignorar a região dos olhos? As olheiras são grandes vilãs que podem afetar a estética do olhar e afeta a autoestima.
O que são olheiras?
As olheiras são o escurecimento da região em torno dos olhos. Formam-se em homens e mulheres de qualquer idade – inclusive crianças e adolescentes. Elas são bem comuns, e suas características e origem tem algumas variações. Além da coloração, podem também acompanhar bolsas de gordura, flacidez e rugas.
O que causa as olheiras?
- Exposição excessiva ao sol;
- Fricção ao limpar e/ou coçar demais a área em torno dos olhos;
- Respiração bucal, porque prejudica a irrigação e a oxigenação na região dos olhos;
- O ato de provocar o vômito pelos portadores de bulimia;
- Distúrbios do sono;
- Tabagismo, que prejudica a oxigenação e a irrigação sanguínea e ainda danifica os pequenos vasos na área dos olhos.
Os tipos de olheiras
Olheiras causadas por rugas, flacidez e bolsas: A região da pálpebra é uma das primeiras a tornar-se flácida, gerando rugas. Logo, ocorre também a flacidez da musculatura da região dos olhos – isso faz com que as bolsas de gordura que se localizam no globo ocular percam sustentação e “caiam” para parte inferior dos olhos.
Olheiras causadas por pigmentação: Neste caso, fatores como pele morena, noites mal dormidas ou alergias respiratórias causam o escurecimento da região dos olhos.
Olheiras causadas por sulcos profundos: Quando existe o aspecto de afundamento na região abaixo dos olhos, geralmente uma característica genética. Pode ficar mais evidente quando a pessoa emagrece muito ou tem insônia.
Quais tratamentos estéticos para olheiras?
Com a ajuda de um dermatologista é possível identificar mais precisamente as causas da olheiras, para, então, definir um tratamento adequado. Os cuidados podem ser desde cremes hidratantes e anti rugas, até procedimentos estéticos.
Rugas e flacidez: Pode ser tratado com laser de CO2 ou peeling químicos, para estimular o colágeno e elasticidade da pele na região dos olhos.
Pigmentação escura nos olhos: Existem cremes para o clareamento local, além de peeling químico ou luz intensa pulsada.
Sulcos profundos: É indicado o preenchimento com ácido hialurônico, quando aplicado de forma adequada, promove harmonização facial e naturalidade.