Conheça 4 tratamentos para rejuvenescimento facial

Dra. Patrícia Farah

O envelhecimento acelerado da pele pode ocorrer por vários fatores como exposição excessiva ao sol, poluição, alimentação, fumo, além da genética. Logo que surgem as temidas rugas e linhas de expressão, vem também o incômodo pelo aspecto envelhecido na aparência de muitas mulheres e homens.

Neste contexto, os tratamentos para rejuvenescimento facial atuam na reposição de aspectos importantes para uma pele saudável e bonita, podendo atenuar as marcas, recuperar brilho e elasticidade da pele.

Pesquisas da indústria de cosméticos e da estética médica têm tido um crescimento exponencial nos últimos 20 anos. Cada vez mais as técnicas são aprimoradas, em busca de resultados que dão naturalidade à beleza, visando bem estar e segurança do paciente.

Como prevenir o envelhecimento acelerado da pele?

O ingrediente mais importante de todos na prevenção, principalmente do fotoenvelhecimento, é sem dúvida o filtro solar. Este deve ser usado em dias de sol e de chuva, pois a emissão de raios UV é constante ao longo do ano.

Cremes antienvelhecimento conseguem melhorar e atenuar os sinais do envelhecimento cutâneo, são incapazes de reverter todos os sinais, simultaneamente, de alterações da pele. Já os tratamentos mais procurados são aqueles que apresentam resultados em um curto espaço de tempo e de baixo risco.

Quais opções de tratamentos para rejuvenescimento facial?

Peeling:

Peelings Químicos com, ácido retinóico, ácido mandélico, entre outros, oferecem um tratamento não invasivo para ajudar a recuperar a superfície cutânea.

Após a aplicação, há renovação da camada superficial da pele trazendo brilho e minimizando as linhas finas e manchas. Embora peelings químicos sejam utilizados principalmente na face, também podem ser usados para melhorar a pele no pescoço, colo, mãos e braços.

Luz Intensa Pulsada e Laser:

Representam uma grande variedade de dispositivos e mecanismos disponíveis para tratar termicamente a pele. Sua principal indicação se dá no tratamento de vasos, melanose solar, poros dilatados, com melhora no aspecto cutâneo geral.

Tratamento a Laser Fracionado:

Tornou-se popular em práticas cosmiátricas, pois tem demonstrado resultados favoráveis e tempo de recuperação mínimo. Em geral, este tipo de tratamento envolve a aplicação de uma luz de laser focada na pele.

Com o calor gerado, as camadas superiores e médias são removidas da pele. Após a cicatrização, os resultados gerais mostram uma melhoria visível na coloração e na suavização de rugas.

Toxinas e Preenchimentos:

Para ajudar a restaurar o volume e a minimizar linhas finas e rugas semipermanentes, a toxina botulínica e os preenchedores dérmicos podem ser utilizados na área dos olhos, testa e dobras nasolabial, na face, no pescoço e no colo.

Os resultados, geralmente, duram de 4 a 6 meses para as toxinas e de um ano até um ano e meio para os preenchedores.

❗ Importante: Para saber qual a opção mais indicada para tratar o envelhecimento da sua pele, o ideal é procurar um dermatologista. Este profissional está apto para fazer uma análise da pele e das condições de saúde do paciente. E, assim, prescrever a terapia adequada para cada caso.

🔍 Cabe ressaltar que a duração e o resultado de cada tratamento variam conforme o estado geral de saúde e as características de cada paciente.

WhatsApp