O que é Dermatofitose

Dra. Patrícia Farah

Seja você esportista ou não, também pode ser vítima do famoso “ de Atleta”. Esse é o nome comum para Dermatofitose, uma doença é causada por fungos e é muuuito frequente no mundo todo.

 

Atingindo a pele, pelos e unhas, essa doença pode ocorrer nos pés (como o nome popular já sugere), mas também e em outras partes do corpo como mãos, couro cabeludo e dobras como a virilha e dobras dos pés.

Irritação na pele escamosa com coceira, ardor e queimação são fortes sinais de Dermatofitose! E por ser facilmente contagiosa, são necessários alguns cuidados bem especiais para eliminar esses fungos.

A transmissão pode acontecer diretamente contato humano ou com animais, ainda pelo solo ou indiretamente por materiais contaminados.

Mas com um tratamento precoce sob orientação de um profissional, é possível evitar extensão do quadro e contaminação de outras pessoas.

O médico dermatologista vai decidir qual medicação é mais eficiente de acordo com cada caso. Pode ser tópico, com antifúngicos em creme, pomada, spray ou loção; ou ainda com medicações orais. O tratamento pode durar de 15 a 30 dias para pele, 6 meses a 1 ano para micoses nas unhas das mãos e dos pés respectivamente.

Vale lembrar que este tipo de tratamento exige regularidade para seu sucesso. Fatores como interrupções, defeito na absorção do medicamento, pré-exposição ao agente causador e resistência do próprio microrganismo podem prejudicar o resultado.

WhatsApp