Entenda como microagulhamento (IPCA) atua no tratamento de cicatrizes, manchas e rugas!

Dra. Patrícia Farah

A técnica  de Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas – IPCA se destaca entre os procedimentos destinados ao rejuvenescimento facial. 

 

Você tem uma mancha ou cicatriz que te acompanha há algum tempo. Toda vez que olha no espelho sente desconforto e se imagina sem ela. Então, como cuidar disso?

Com uma breve pesquisa entre amigas ou na internet, você vai encontrar diversas abordagens terapêuticas que ajudam a remover ou atenuar essas marcas indesejadas.

Felizmente a medicina evolui a cada dia e nos permite contar com tratamentos cada vez menos invasivos e mais assertivos

Neste artigo vamos falar de um desses tratamentos, a Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas. Pode ser indicado para cicatrizes de acne, cirurgias ou queimaduras, além de auxiliar no tratamento de rugas estáticas, flacidez, melasma, entre outros. Confira:

O que é IPCA – Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas?

IPCA é nome utilizado no meio médico para o, popularmente conhecido, microagulhamento. O objetivo da técnica é estimular a renovação da derme e a produção de colágeno e elastina a partir de pequenas – e muito bem calculadas – lesões. 

Com isso, o processo de restauração controlada busca trazer uma pele rejuvenescida, atenuando ou eliminando suas marcas. Isso inclui mais firmeza, brilho e o aspecto saudável que pode ser percebido em 15 a 30 dias após aplicação. 

Em alguns casos, dependendo do objetivo buscado, podem ser incluídas algumas substâncias para intensificar o resultado (Drug Delivery). Ou ainda, pode ser associado a procedimentos como botox, preenchimento, laser e peelings.

Como IPCA é realizado?

Para realizar o IPCA, utilizamos um dispositivo descartável e esterilizado, composto por 190 microagulhas, em média, com comprimento de 0,25mm até 2,5mm.  

Não exige grandes preparos. Eventualmente, pode ser indicado o uso de cremes por alguns dias antes, para preparar a pele. Após o procedimento, o uso de filtro solar é indispensável.

É um tratamento seguro e rápido. Realizado em consultório, com anestesia. 

Em geral, podem ser indicadas duas a três sessões com intervalo de 30 a 60 dias. Já com relação à manutenção, pode ser indicada uma vez ao ano.

Quem pode fazer microagulhamento (IPCA)?

A técnica é, em geral, indicada para todo tipo de pele. Existem restrições relacionadas a inflamações, herpes ativo ou outras infecções locais na área a ser tratada. 

Por isso, é importante que seja feita uma avaliação com um médico especialista para planejar o tratamento com máxima segurança. 

Você quer saber mais sobre IPCA ou outros tratamento para cicatrizes e manchas?

Entre em contato e faça sua avaliação! 

WhatsApp